Por Fábio Dias R.
"Se estamos falando em liberdade cabe a cada um de nós refletirmos para aprender a conviver com as diferenças e lutar sempre pelo direito de cada um ser quem é", afirmou.
Nesses dois dias a novela esteve entre os "Trends Brasil" no Twitter, se tornou um dos assuntos mais comentados no microblog. Nilson Xavier do site Teledramaturgia disse: "Bonito! Gostei do texto, da direção e das atrizes. Valew Renata Dias Gomes e Tiago Santiago", Mauricio Stycer colunista do Portal Uol, afirmou que: "Idealizador não foi, mas o primeiro a conseguir colocar um no ar." e o autor Tiago Santiago comemora "O beijo gay hoje vai, gente! Viva o SBT! Parabéns pela coragem. Não a violência e homofobia! Pouco depois do beijo gay 7 pontos. Primeiro momento em que empatamos com a novela da Record! Momento a ser comemorado!"
Para quem não viu a cena ainda, que deve ser muitos a audiência foi pífia (apenas 6 pontos), veja o vídeo abaixo:Na Globo as novelas estão dando grande destaque aos personagens gays, essa semana em Morde e Assopra entrou Aureo interpretado por André Gonçalves, o personagem é cheio de trejeitos e suas cenas com sua ex-noiva Celeste (Vanessa Giácomo) são muito engraçadas. Impagáveis também são as cenas com seus pais, o prefeito e a primeira dama. Depois de alguns tropeços, Morde e Assopra melhora.
Insensato Coração discutirá homofobia nos próximos capítulos. A novela até agora tem 5 personagens gays e o homofóbico Kleber de Cássio Gabus Mendes já mostrou suas garras. O personagem vive ofendendo Roni (Leonardo Miggiorin) e já até perdeu o emprego por conta de seu preconceito. Em breve Eduardo (Rodrigo Andrade), terminará com sua namorada Paula (Tainá Muller) e sairá do armário ao se apaixonar por um rapaz.
Várias outras novelas abordaram o tema e tiveram grande êxito. Segundo Nilson Xavier, outras produções também apresentaram o beijo gay: "O teleteatro CALÚNIA (Tupi 1963) teve um beijo entre Geórgia Gomide e Vida Alves- mas não existe registro se era beijo de verdade ou selinho. Houve a bitoca entre Ney Latorraca e Carlos Kroeber em UM SONHO A MAIS (Globo 1985), mas um personagem achava que o outro era uma mulher.Houve a bitoca entre Alinne Moraes e Paula Picarelli em MULHERES APAIXONADAS (Globo, 2003). O beijo roubado entre Guilherme Weber e Bruno Garcia na minissérie QUERIDOS AMIGOS (Globo, 2008). A minissérie MÃE DE SANTO (Manchete 1990) teve beijo entre dois rapazes."
E telemaníacos, como vêem a forma que os autores abordam o tema? Qual a melhor novela que abordou o tema?
Curtiram a cena de ontem?
Pendurem suas ideias.
Até a próxima!
Fábio Dias R.
0 Comentários