Por Bruno Oliveira
“O ano novo já chegou e disso ninguém duvida. Passado o carnaval, vamos brindar as suas cinzas.” É com esse verso ruim/improvisado de marchinha de carnaval que eu inauguro a minha primeira resenha do ano! (É, eu sei que é vergonhoso/tradição que o ano começa após o carnaval). Mas, vamos porque a Sapucaí é grande e o tempo urge!
Vamos fazer uma retrospectiva? Não, não é aquela retrospectiva igual à de final de ano com os principais acontecimentos e que você não assisti porque tem uma conta no Facebook e lá já fazem isso por você. Muito menos, um ato religioso de confissão dos pecados cometidos durante o carnaval, pois, devem ser muitos!
Enfim, estou falando de uma retrospectiva clássica, uma invenção que há algum tempo vem abrilhantando (Primeiro post com esta palavra, não me julguem) o CCBB RJ. A mostra: “Os melhores filmes do ano”. Neste reduto de bom gosto, críticos da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) escolheram criteriosamente títulos lançados em 2012, para desfilarem nesta “folia” cinematográfica.
Engana-se quem achou que o carnaval acabava na quarta-feira de cinzas (aliás, nunca acabou, vide as festas/abadas e afins que acontecem depois desse dia) Mas, o certo é que o CCBB RJ será pequeno para tantos foliões/cinéfilos a procura de filme. De 13 de fevereiro à 2 de Março a cidade ganha sua nova temporada festiva.
Vai ser um empurra daqui e empurra dali para conseguir o abadá da “Invenção de Hugo Cabret”, correria para o último lote de “Argo”, cordão de isolamento para conter a euforia para “O Artista”. Além disso, os mais espertos vão dar um jeito para conseguir o combo: “Isto não é um filme” +“Shame” + “Drive”... Para tranquilizar as emoções, só “A música segundo Tom Jobim”! Uma “Febre do rato”! Isso é cinema! Além disso, a mostra conta com uma linda homenagem aos grandes cineastas: Carlos Reichenbach e Paulo César Saraceni.
(*Em Aspas/Negrito, nome de alguns filmes/destaques dos 12 filmes que serão exibidos. * Completando a lista: “Filme demência”,” A casa assassinada”, “Um alguém apaixonado” e “A separação”. Durante a mostra serão realizadas palestras/debates com membros da ACCRJ)
Garanta o seu Cinepass (R$ 6 (inteira) / R$ 3 (Meia) na bilheteria do CCBB RJ. Chegue 1 hora antes de cada sessão para pegar a senha e caia na Cinefolia!
0 Comentários