Por Fábio Dias
Os números amplamente divulgados pela imprensa são sempre os de São Paulo, que são os que interessam para o mercado publicitário. No entanto, a medição é feita em outras capitais, entre elas o Rio de Janeiro, segunda maior capital do país. O post abaixo informa as médias parciais das novelas atuais e gerais de algumas anteriores na capital carioca.
Cobras & Lagartos
A trama de João Emanuel Carneiro re-estreou no Rio de Janeiro com incríveis 24 pontos de audiência e manteve em sua primeira semana uma média de 22 pontos. Em sua segunda semana caiu para 15, mas voltou a subir na última semana. Na capital carioca Cobras & Lagartos está com uma média de 18, enquanto em São Paulo a média é 13.
Médias gerais das anteriores no Rio de Janeiro:
Caras & Bocas: 17
O Cravo e a Rosa: 19
Caras & Bocas: 17
O Cravo e a Rosa: 19
Malhação
A novelinha juvenil também está com excelente audiência no Rio de Janeiro. Desde a estreia manteve média acima dos 20 pontos, e até o momento mantém uma média de 21 pontos, enquanto em São Paulo a média é 15. Vale ressaltar o crescimento no horário, pois a anterior marcou apenas 17 na média geral.
Boogie Oogie
A nova novela das seis estreou com 29 pontos e até o momento mantém uma média de 25 pontos para o horário, índice superior à trama das sete e às suas antecessoras. Comparando com São Paulo a diferença é gritante, na capital paulista Boogie Oogie está com apenas 18,53.
Médias gerais das anteriores no Rio de Janeiro:
Meu Pedacinho de Chão: 20
Joia Rara: 20
Geração Brasil
A novela dos autores de Cheias de Charme não é fracasso apenas em São Paulo. No Rio de Janeiro também têm esse adjetivo, Geração Brasil está com média de 23 pontos, enquanto na capital Paulista a média é de 19,67.
Médias gerais das anteriores no Rio de Janeiro:
Além do Horizonte: 20
Sangue Bom: 27
Além do Horizonte: 20
Sangue Bom: 27
Império
A trama do Aguinaldo Silva é outra que mantém números mais expressivos na capital carioca, onde já chegou a marcar 39 pontos de média. Até agora mantém uma média de 35 pontos, enquanto em São Paulo a marca ainda é de 31.
Média geral das anteriores no Rio de Janeiro:
Em Família: 31
Amor à Vida: 38
Salve Jorge: 36
Avenida Brasil: 42
Fina Estampa: 39
Em Família: 31
Amor à Vida: 38
Salve Jorge: 36
Avenida Brasil: 42
Fina Estampa: 39
O Rebu
É mais uma novela que em São Paulo não é sucesso, mas o mesmo não pode se dizer no Rio. Na cidade maravilhosa O Rebu está com 19 pontos de média, enquanto em São Paulo média é de 16. A maior audiência foi na estreia onde marcou 27 pontos e a menor foi 15.
Quanto vale um ponto?
O valor do ponto é atualizado anualmente, conforme o aumento da população e do número de casas, de acordo com o IBGE. Cada ponto de audiência representa 1% do total de domicílios e indivíduos da região. Em São Paulo o ponto vale 65.201 domicílios, enquanto no Rio de Janeiro vale 39.600.
Curtiram as novelas essa semana?
SIGA-ME NO TWITTER @FABIODIASR
________________________________________
Fábio Dias é formado em Administração de empresas, mas desde criança é fã de novelas. Talvez pela sua formação, é fanático por números, sendo assim, o seu assunto favorito. Criou há três anos o blog “O Cabide Fala” onde, entre outros assuntos, escreve sobre os números de audiência.
________________________________________
________________________________________
0 Comentários