Por Rodrigo Ferraz
Na última semana foi divulgado que Luiz Fernando Carvalho não faz mais parte dos funcionários fixos da Rede Globo, e o que isso significa?? A Globo perde um dos seus diretores mais criativos, mestre em brincar com o lúdico, fez tramas realistas também. O diretor tinha um espaço fixo pra chamar de seu nos Estúdios Globo, coisa que nenhum outro tinha.
Meus trabalhos favoritos do diretor foram (em ordem cronológica): Renascer, novela das 20h de Benedito Ruy Barbosa, a trama contava a vida de Jose Inocencio e todos os seus em Ilheus, um imponente Jequitibá era seu guardião e o cacau seu ganha pão. Vivido com maestria por Leonardo Vieira na primeira fase e Antonio Fagundes no decorrer da novela, a trama tinha outros destaques: Osmar Prado, Teresa Seiblitz, Jackson Costa, Marcos Palmeira, Maria Luisa Mendonça, Paloma Duarte, Eliane Giardine, Regina Dourado, Jose Wilker. A direção de Luiz Fernando era realista, mas com pitadas de magia e uma das minhas trilhas favoritas até hoje.
Cena de Renascer |
Os Maias foi uma minissérrie de Maria Adelaide Amaral baseada na obra de Eça de Queiroz, uma obra prima, um primor, vou entrar em redundância se continuar detalhar o preciosismo, parecia que você estava vendo o livro, tamanha a qualidade da adaptação. Protagonizada por Fabio Assunção, Ana Paula Arosio, Leonardo Vieira, Simone Spoladore e Walmor Chagas, teve eles em seus melhores momentos como interpretes, mas não foram os únicos a se destacar. Myriam Muniz, Jussara Freire, Maria Luisa Mendonça, Matheus Nashtergaele e a estreante Isabelle Drummond que já mostrava a que vinha com muita qualidade. A direção de Carvalho foi extremamente fiel ao livro (e outras histórias de outros livros também foram contadas), coube a Raul Cortez narrar a trama interpretando mesmo sem aparecer o português: Eça de Queiroz, ah o ramalhete...
Os Maias |
Meu Pedacinho de Chão foi um conto de fadas, já comentei sobre a novela nesse link aqui (http://www.ocabidefala.com.br/2014/04/era-uma-vez-um-novo-jeito-de-se-fazer.html), lúdica a trama encantou de crianças a idosos, e teve um elenco escolhido a dedo. Juliana Paes, Rodrigo Lombardi, Bruna Linzymeyer, Irandhir Santos, Ines Peixoto e as crianças Geytsa Garcia e Tomás Sampaio foram os destaques, o diretor emocionou demais nessa trama, mais detalhes do que achei só clicar no link acima.
Meu Pedacinho de Chão |
Claro que houveram outras tramas que me marcaram, ele é dos meus diretores de audiovisual favoritos, mas preferi citar essas que são minhas favoritas. Para a jornalista Regina Rito Luiz Fernando disse: “Não aconteceu nada além do que eu perceber que após ‘Dois Irmãos’, meu ciclo com a TV Globo terminou. Senti, claramente, que minha contribuição já havia sido dada e, por isso encerrada. Não fazia mais o menor sentido para mim. Tudo o que eu teria para dizer a mais está contido nas entrelinhas dos meus trabalhos. Estou feliz”. Eu como fã, desejo toda sorte do mundo, e que de tempos em tempos, espero vê-lo nas telonas como ele fez com brilhantismo em Lavoura Arcaica e em trabalhos pontuais na Globo.
***
Sobre o autor
0 Comentários