Por Rodrigo Ferraz
Foram só 49 anos, mas uma carreira vasta! Fernanda Young começou na TV como atriz ela era Jurema de O Dono do Mundo, a empregada de Herculano (Stenio Garcia) mas o mais marcante da sua carreira na telinha foi como roteirista! Foram inúmeros seriados, começou em Comédia da Vida Privada, fez entre outros seriados Macho Man, O Sistema, Minha Nada Mole Vida... Mas sem sombra de dúvida o que mais marcou foi Os Normais, as aventuras do casal nada normal Rui (Luiz Fernando Guimarães) e Vani (Fernanda Torres) durou três temporadas. Ácida, provocativa e inteligente ela colocava tudo isso em seus diálogos. O último trabalho para TV foi Shippados, seriado feito para o Globo Play que já teve matéria escrita por Rafael Barbosa.
No cinema além dos dois filmes que nasceram de Os Normais ela escreveu o besteirol delicioso Muito Gelo em Dois Dedos D'Agua e o sério Bossa Nova. Fernanda também escreveu livros, como por exemplo Vergonha dos Pés (que também virou peça teatral), A Sombra das Vossas Asas, O Pau...
Nossa saudosa roteirista também era apresentadora. Participou da primeira geração do programa Saia Justa, mas foi no Irritando Fernanda Young que ela marcou época, de 2006 à 2010 ela fez rir de perguntas às vezes sem sentido como o quadro Hipóteticamente Falando ou com confissões super sinceras até porque ela deixava o entrevistado totalmente a vontade!
Fernanda apesar de menos não tinha deixado de atuar, fez o seriado Surtadas no Yoga, o delicioso monólogo A Ideia e já tinha data para voltar aos palcos, era 12 de setembro em cia de Fernanda Nobre, ela faria um espetáculo ousado com a atriz elas seriam artistas plásticas lésbicas que prometia chocar no melhor sentido o Centro Cultural Vergueiro, eu estava bem ansioso para ver, pena que ficarei na vontade.
Fernanda era inteligente pra caramba, tímida por incrível que pareça, ousada e sexy (como esquecer de sua Playboy?), ácida não só na escrita, mas doce, uma mãezona de 4 filhos. Como eu vou sentir falta da sua inteligência, do seu talento... Independente da área eu era um dos primeiros a te aplaudir Fernanda e serei sempre quando rever algo seu! Quanta falta Fernanda Young fará... Obrigado, viu Fernanda??!
P.s.: Esse texto foi escrito domingo a noite pois eu fiquei tão em choque domingo todo com o falecimento dela que não consegui escrever antes!
***
0 Comentários