Este texto foi escrito a seis mãos pelos três colunistas que vos falam aqui n’O Cabide. Os três, por acaso, estão envolvidos no projeto e trazem suas experiências sobre ele. Vamos conferir?
Rodrigo Ferraz
Diego e Tiago Homci em cena na novela "Além do Horizonte", 2013, TV Globo / Foto: Gshow |
Conheci o Tiago Homci há menos de um ano. Foi o Fábio Leonardo Brito, que já vinha construindo uma amizade com ele através das redes sociais, que nos apresentou. Ele iria fazer a segunda temporada do Selfie Clássicos, projeto que desenvolvemos para o Instagram, Facebook e YouTube, interpretando um texto de Esdras Bailone. Por intercorrências diversas, não foi possível que concretizássemos esse plano – o que pretendemos realizar para a terceira.
A amizade começou com foco no trabalho. O trabalho e a convivência fizeram essa amizade amadurecer. Estava em casa com o Tiago e o irmão dele, Diego, quando eles, sempre inquietos e desejosos de se movimentar no trabalho de atores, falaram: “precisamos criar algo”. Na hora, falei: “É, pode ser, pode ser que não...” Começamos a rir e pensamos em personagens opostos brincando com o fator da absurda semelhança física entre os dois, bem como com seus temperamentos diferentes. Tudo fluiu rápido e foi um consenso que o Fábio tinha que escrever. Chamamos ele para uma chamada de vídeo. Fábio, prontamente, topou.
Nosso colunista Rodrigo Ferraz em companhia dos gêmeos Diego e Tiago |
Para não sobrecarregar o Fábio, também envolvido em outros projetos como professor e como roteirista, pensei em trabalhar com um parceiro que sempre quis. Tratava-se de outro colunista daqui: Rafael Barbosa, que, além de exímio jornalista – assim como o Fábio é um baita professor –, vinha desenvolvendo seu lado dramaturgo há algum tempo. Fábio e Rafael, dois roteiristas/dramaturgos interessados, cativantes, curiosos e talentosos, entenderam direitinho o que eu queria. Somei a equipe meu parceiro Rodrigo Rodrigues, pra fazer a direção de fotografia e assim nasceu nosso filho, que dei o nome de supetão e aprovado por todos: "Eu Não Sou Ele!"
Parte da equipe por trás do projeto "Eu não sou ele!" |
"Eu não sou ele!" Foi pensado como projeto para as redes sociais, em que os dois personagens, interpretados pelos “gêmeos Homci” – como eles se apresentam em seu perfil coletivo nas redes sociais –, representavam os opostos, aliás, um perfil comum para o universo de gêmeos. Em diferentes situações, Beto e Deco, personagens de nossa série de vídeos rápidos, de cerca de um minuto, mostravam, com a explosão de carisma que é inerente a seus intérpretes, suas visões distintas em temas como novelas, séries, reality shows, pegação, baladas e tantas outras questões que atravessam o universo não apenas dos próprios gêmeos – o que torna esse projeto quase autobiográfico – como o de muitas outras pessoas que são público de seus perfis nas redes.
Fábio Brito
Há menos de um ano, conheci o Tiago pelo Instagram e foi daquelas amizades rápidas, identificação direta. Conheci primeiro seu trabalho de ator (é comum que eu siga vários atores para conhecer seus trabalhos), lembrando que ele e o Diego haviam feito os gêmeos João e José na novela Além do Horizonte, de Carlos Gregório e Marcos Bernstein. Mas, para além do ator, descobri a pessoa sensacional que era o Tiago, a quem hoje me refiro como “meu amigo” de um jeito extremamente orgulhoso. Dele, claro, veio o contato com o Diego, onde descobri igual talento e carisma.
Os irmãos Homci |
Já com o Rodrigo, meu papo é das antigas – os idos de 2010 e as comunidades do Orkut, bem como o Selfie Clássicos, projeto que nos uniu profissionalmente e fez nossa parceria ser ainda mais forte. Com O Cabide, conheci o Rafa, e a equipe desse projeto que estava por nascer foi formada. Lembro-me de que o Rodrigo me interpelou com a clássica (ele sabe o quanto é clássica): “Amigo, posso te ligar? Abre um meet pra gente!” Abri. Tiago e ele estavam lá para me fazer o convite, onde delineamos o tom do projeto e o perfil dos personagens. E, claro, papeamos sobre a vida. Acho que essa seja a grande pegada de Eu Não Sou Ele. Não é apenas um projeto de dramaturgia. É uma celebração à amizade.
Rafael Barbosa
Eu e Rodrigo temos uma parceria de longa data aqui n’O Cabide, mas sempre falamos sobre a possibilidade de estarmos juntos em algum projeto de dramaturgia. Calhou de ser agora que estamos com essa série divertidíssima dos gêmeos Beto e Deco. Fiquei entusiasmado com o convite e ao mesmo tempo me senti desafiado pra caramba. Eu estudo roteiro há algum tempo, busco praticar em meio ao correr dos dias, e esse formato de vídeos curtos é uma grande novidade pra mim. Enxergo como uma forma de exercício interessante e como um grande aprendizado, em especial pela troca com o meu colega roteirista, Fabio Leonardo Brito, mais experiente que eu e que é fera. Com o Rodrigo, um craque e ligado em tudo o que está relacionado à arte e cultura, e também com os meninos, Tiago e Diego, dois caras talentosos, carismáticos e com brilho nos olhos, muito a fim de realizar coisas legais. Acho que as pessoas vão curtir muito esse projeto.
***
Autor: Rodrigo Ferraz
Paulistano, diretor, ator, produtor e jornalista. Sua fome de cultura faz ele transitar nas mais diversas áreas, sem abrir mão de ser também público de teatro, televisão e cinema. Acredita que a cultura salva.
0 Comentários